Educação municipal de São Gabriel amplia uso de tecnologia da informação nas escolas
A Secretária de Educação de São Gabriel do Oeste (MS), por meio da Prefeitura Municipal, tem promovido a inovação nas metodologias de aprendizagem ao adotar tecnologias da informação nas escolas da rede municipal de ensino. As iniciativas serão apresentadas a prefeitos e gestores que participam, nos dias 21 e 22 de março, do 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Campo Grande.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Danielle Emiliani, o município adotou, entre outras ações, um sistema de gerenciamento educacional e a instalação de lousas digitais nas salas de aula. O objetivo é facilitar o planejamento pedagógico e desenvolver metodologias ativas de aprendizagem.
“O Sistema de Gerenciamento Educacional permite realizar a matrícula digital, o planejamento do professor e o controle de freqüência dos alunos. Para isso, nós disponibilizamos um notebook por sala de aula para que o professor possa fazer os acessos”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Danielle Emiliani. “Temos nas salas de educação infantil as lousas digitais com tecnologia touch-screen, permitindo interagir de maneira divertida com os conteúdos, o que prende a atenção das crianças”, completa.
O uso da tecnologia em São Gabriel do Oeste não está restrito a aquisição de conhecimento. Para a garantia de um ambiente escolar seguro, a prefeitura está implementando o reconhecimento facial para o controle de freqüências nas escolas de forma rápida e fácil. Em resumo, quando os alunos passam por um dispositivo de identificação facial, o sistema do equipamento envia os registros para um software, que informa e notifica a presença dos filhos a pais e/ou responsáveis.
“Estamos implementando a identificação facial para busca ativa do estudante, para saber o dia que não vem. A família recebe um SMS e uma mensagem de WhatsApp, perguntando sobre a freqüência da criança quando o software identifica a falta em sala de aula”, explica Emiliani.
Além disso, em breve, outros recursos tecnológicos devem ser adotados para a promoção do pensamento crítico e o enriquecimento da experiência de aprendizagem. “Estamos em tramitação do projeto de implementação de aulas de robótica do SESI no contraturno, algo inédito em escolas municipais do país”, contou a secretária.
As inovações tecnológicas do município de São Gabriel do Oeste integram apenas uma das muitas novidades que serão apresentadas no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), será realizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS). O objetivo é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos.
As inscrições para o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela iFractal, Inovvati Tecnologia, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, VoxCity e Gênesis Tecnologia. O evento tem apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL).
Da assessoria