2ª oficina de argila começa nesta terça no CAPS de Rio Verde
Amanhã (19) começa a 2ª oficina do projeto SABERES EM ARGILA, a partir das 7h00.
Desta vez o anfitrião será o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, em Rio Verde de Mato Grosso – MS, onde são esperadas cerca de 15 pessoas participantes.
O projeto prevê a realização de quatro oficinas para qualificação de interessados em geral na iniciação da arte em argila em Rio Verde de Mato Grosso e Coxim, cidades-polo regional do APL (arranjo produtivo local) CERÂMICO TERRA COZIDA DO PANTANAL.
O trabalho, que tem o investimento do FIC/MS – Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, também tem o apoio do Município de Rio Verde, através da Superintendência Municipal de Cultura, e ainda da RIVERARTE – Associação de Artesãos em Argila de Rio Verde, foi elaborado pelo turismólogo Ariel Albrecht e tem como mestra-artesã principal a renomada Marilde Cecília, ganhadora de prêmios nacionais e internacionais devido à qualidade de seus trabalhos, que por sua vez será auxiliada pelo igualmente reconhecido Robertson Isan, artesão-ceramista de prestígio em toda região por sua especialidade em vasos e potes.
Segundo Marilde são esperados cerca de 50 participantes ao longo do projeto e o principal objetivo é o de qualificar e despertar pessoas para o universo cerâmico da região, abrindo-lhes oportunidades também para o incremento de renda, melhora da autoestima e percepção de pertencimento ao lugar onde se vive, entre outros fatores.
Para Robertson Isan, mestre-artesão auxiliar, a arte em argila é um excelente indutor de possibilidades positivas, cabendo ao praticante escolher a quais deles deseja enveredar. “Poder ser trabalho, pode ser hobby, pode ser terapia…”, pontua ele.
Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail artesanandocooperativa@gmail.com com a coordenação do projeto.
Fonte: Da redação