Casos de Dengue preocupam a Saúde em Bauru
A cidade de Bauru registra mais de 4 mil casos de dengue, com quatro óbitos, sendo dois homens com 62 e 87 anos, uma adolescente de 15 anos e uma menina de 9 anos de idade. A situação é de grande preocupação para as autoridades médicas do município. O Departamento de Saúde Coletiva do Município, solicitou inclusive apoio do Instituto Butantã para realizar análises de proteínas e o sequenciamento de amostras de material genético de pacientes infectados na cidade, com o objetivo de descobrir qual é o tipo de vírus da dengue que vem provocando as mortes. Outra preocupação da Saúde Municipal de Bauru é com o aumento de casos de dengue entre os jovens, e de forma grave. O vírus que circula em Bauru é conhecido como den-1 e seu histórico é de causar óbitos entre pessoas com comorbidades e idosos, mas com a morte de dois jovens, está se registrando a doença de forma grave em pessoas jovens e saudáveis.
Vírus tem sofrido mutações
As autoridades de Saúde de Bauru aguardam os resultados das análises enviadas ao Instituto Butantã e espera-se um resultado para dizer se o vírus da dengue encontrado em Bauru está ou não sofrendo mutações.
Falta de comprometimento da população
Infelizmente muitos moradores e comerciantes não priorizam os cuidados com a limpeza de locais onde possam surgir criadouros do mosquito. É comum encontrar água parada em frente a estabelecimentos comerciais, residências, indústrias, terrenos baldios e outros locais com muito lixo acumulado, tudo isso ajudando na proliferação da doença.