Carla Moretti é a primeira mulher a se tornar coronel do Corpo de Bombeiros
Após 46 anos de história, Mato Grosso do Sul promove a primeira mulher coronel do Corpo de Bombeiros. Carla Rouledo Moretti, 43 anos, chegou ao maior posto da carreira militar nesta segunda-feira (27). O governador Eduardo Riedel (PSDB) publicou o nome dos dez novos coronéis da corporação em edição extra do Diário Oficial do Estado de hoje.
Carla fez parte da primeira turma do concurso que aceitou mulheres na carreira militar. Ela ingressou em 1999 e desde sempre fazia história. “Eu sou do primeiro concurso do Corpo de Bombeiros de MS que teve admissão de mulheres. Fui a primeira a ingressar na corporação e agora novamente a primeira a se tornar coronel, assim fecho o ciclo completo”, destacou.
Ela pretende ser inspiração para mulheres que sonham em trilhar a carreira militar, já que quando entrou não tinha referências ou exemplos a seguir. “Com certeza não tinha referência nenhuma, hoje me sinto referência para elas. Posso mostrar que elas podem chegar ao ápice da carreira, um caminho que pode ser percorrido por todas as outras”, completou. Além de ser a primeira mulher coronel, é a mais antiga da corporação.
Natural de Araçatuba, São Paulo, Carla Rouledo mudou-se para o Estado para seguir a carreira dos sonhos. Se tornou aspirante em 2002. Dentro da corporação atuou em diversas funções. Chegou ao posto de 1° Tenente em 2005, promovida para Capitão em 2009 e Major no ano de 2013.
Acostumada a ser pioneira na corporação, foi a primeira mulher no Estado a ocupar o posto de Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros em julho de 2018. Desde 2021 está à disposição da SAD (Secretaria Estadual de Administração), à frente da Coordenadoria de Gestão de Concursos Públicos e Processos Seletivos. “Este é um momento indescritível, de uma emoção muito grande”.
Fonte: CGN