Hora Certa

Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% em supermercados a partir de 30 de abril

A partir do dia 30 de abril, o álcool líquido 70% não será mais comercializado em supermercados e outros estabelecimentos no país, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É importante esclarecer que essa proibição não afeta a venda do álcool 70% em gel.

A comercialização do álcool líquido 70% estava proibida há mais de 20 anos devido à sua alta inflamabilidade. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, a Anvisa flexibilizou essa proibição para aumentar a disponibilidade de produtos desinfetantes. Essa liberação temporária permitiu a venda direta ao consumidor do álcool 70% na forma líquida até 31 de dezembro de 2023. No entanto, os estoques nas prateleiras podem se esgotar até o próximo dia 29 de abril.

Segundo a Anvisa, existem outras opções disponíveis no mercado, como álcool etílico 70% em gel, lenço impregnado e aerossol. Além disso, há álcool etílico em concentração inferior a 54º GL disponível na forma líquida.

A agência também destacou que os consumidores têm à disposição diversos produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas ainda são eficazes contra germes, incluindo o vírus da Covid-19.

A proibição da venda livre do álcool líquido com concentração de 70% foi determinada em 2002, pela Resolução – RDC nº 46/2002. Durante a pandemia de Covid-19, essa proibição foi temporariamente suspensa para aumentar a oferta de produtos desinfetantes. No entanto, com o término dessa excepcionalidade, a venda de álcool líquido 70% será novamente proibida a partir de 30 de abril.

Fonte: Notícias Agora

Facebook Comments Box
Compartilhe
Notícias Relacionadas
    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta