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Ministro anuncia leilão da Rota da Celulose e BR-163 para maio; pacote inclui 8.449 km de rodovias

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na manhã desta terça-feira (28) um novo pacote de concessões rodoviárias, que inclui a Rota da Celulose e a BR-163, com leilões previstos para maio deste ano. A Rota da Celulose é composta pelas rodovias federais BR-262/267/MS e estaduais MS-040/338/395, totalizando 870,4 km de extensão. O anúncio ocorre após tentativas anteriores de leilão não terem atraído propostas de empresas do setor de logística.

O pacote de concessões, que abrange 15 rodovias federais e estaduais, somará 8.449 km de estradas, com previsão de 1.783 km de duplicações e 2.855 km de pistas adicionais. O investimento total estimado é de R161bilho~es,sendoR161bilho~es,sendoR 94,2 bilhões destinados a obras de infraestrutura. Do total, 12 trechos são novos e três são contratos repactuados.

Rota da Celulose e BR-163 em destaque

A Rota da Celulose, que conecta importantes polos industriais de Mato Grosso do Sul, voltará a ser leiloada após o fracasso da tentativa anterior em dezembro de 2023, quando nenhuma empresa apresentou proposta. O governo estadual realizou um roadshow no segundo semestre de 2024, com participação de grandes grupos como EcoRodovias, CCR, Way e Arteris, além de representantes do fundo BlackRock. Apesar do interesse inicial, as empresas priorizaram outros projetos considerados mais atrativos.

Desta vez, o leilão será realizado com um novo modelo: a empresa que oferecer o menor valor de pedágio, com redução máxima de 20% em relação ao valor base, será a vencedora. O concessionário terá de investir R9bilho~esaolongode10anos,sendoR9bilho~esaolongode10anos,sendoR 6 bilhões em melhorias de infraestrutura e R$ 3 bilhões em custos operacionais. A concessão terá validade de 30 anos.

A BR-163, outra importante rota do pacote, também será leiloada em maio. Ambas as rodovias são estratégicas para o escoamento da produção agrícola e industrial, especialmente para o mercado de celulose, com empresas como a Suzano instaladas na região.

Cronograma de leilões

O governo federal divulgou o cronograma completo dos leilões previstos para 2024:

  • Fevereiro: BR-364 – Porto Velho a Vilhena (RO) – Rota Agro Norte
  • Abril: Ponte Binacional São Borja – São Tomé e BR-040/495/RJ/MG – Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro
  • Maio: Rota da Celulose (BR-262/267/MS e MS-040/338/395), BR-101/ES/BA, BR-101/RJ e BR-163/MS
  • Agosto: BR-060/364/GO/MT – Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT) – Rota Agro
  • Setembro: Rodovias Integradas do Paraná – Lotes 4 e 5
  • Outubro: BR-116/BA/PE – Feira de Santana (BA) a Salgueiro (PE)
  • Novembro: BR-116/251/MG – Rotas Gerais
  • Dezembro: BR-070/174/364/MT/RO – Vilhena (RO) a Cuiabá (MT) – Rota Agro Central, BR-116/158/392/290/RS – Rota Integração do Sul e BR-116/324/BA – Rota do Recôncavo

Detalhes da Rota da Celulose

A Rota da Celulose abrange trechos das BR-262 (entre Campo Grande e Três Lagoas) e BR-267 (entre Nova Alvorada do Sul e Bataguassu), além das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395. O estudo de viabilidade técnica concluído em agosto de 2023 indicou que o pedágio poderá variar entre R4,70eR4,70eR 15,20, com possibilidade de redução de até 20% no valor final.

Dos 870,4 km de rodovias, apenas 116 km serão duplicados, com destaque para o trecho entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo (97 km). A duplicação também está prevista na BR-267, na divisa entre Bataguassu e São Paulo. O investimento total previsto é de R8,8bilho~es,sendoR8,8bilho~es,sendoR 5,8 bilhões em obras de longo prazo e R$ 3 bilhões em manutenção ao longo de 30 anos.

Expectativas e desafios

A concessão das rodovias é vista como essencial para melhorar a infraestrutura logística de Mato Grosso do Sul, estado estratégico para o agronegócio e a indústria de celulose. No entanto, o governo enfrenta o desafio de atrair investidores em um cenário de alta concorrência por projetos de infraestrutura no país.

Com o novo modelo de leilão, o governo espera garantir a viabilidade econômica do projeto e, ao mesmo tempo, oferecer tarifas de pedágio mais acessíveis aos usuários. A expectativa é que as concessões impulsionem o desenvolvimento regional e melhorem a competitividade do estado no cenário nacional.

Informações de Correio do Estado

Fonte: Da redação

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