Greve no IFMS câmpus Coxim: Carta aberta aos estudantes e à sociedade
Em uma demonstração de união e determinação, técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Câmpus Coxim anunciaram oficialmente o início de uma greve em prol da valorização dos trabalhadores da educação e da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
Em carta aberta direcionada aos estudantes e à sociedade em geral expressa a preocupação e o compromisso dos profissionais com a promoção de uma educação de excelência, mesmo diante das dificuldades enfrentadas devido à falta de recursos e investimentos. A greve, que conta com a adesão de mais de 518 instituições da rede federal de ensino em todo o país, é um protesto pacífico contra as condições precárias de trabalho e a desvalorização dos servidores da educação.
Os profissionais destacam a importância da colaboração entre técnicos administrativos, professores e estudantes para o sucesso das atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFMS. No entanto, ressaltam que essa colaboração só é possível quando as atividades são devidamente valorizadas, o que atualmente não vem acontecendo devido à falta de recursos e investimentos adequados.
Entre as reivindicações dos grevistas ao Governo Federal estão a reestruturação das carreiras de técnicos administrativos e professores, a recomposição salarial, a revogação de normas prejudiciais à educação federal e o aumento do orçamento dos Institutos Federais, bem como dos auxílios e bolsas dos estudantes.
A carta também destaca as dificuldades enfrentadas pelos técnicos administrativos, que possuem uma das remunerações mais baixas do serviço público federal, e pelos docentes, que têm enfrentado perdas salariais significativas nos últimos anos. Além disso, os estudantes do IFMS são afetados diretamente pela falta de investimentos, com cortes no orçamento do Ministério da Educação que impactam na infraestrutura, na assistência estudantil e na qualidade da educação oferecida.
Os grevistas conclamam a comunidade a se unir em defesa da educação pública e de qualidade, destacando que a greve é um direito assegurado pela Constituição Federal e uma ferramenta legítima de luta pela valorização da educação e pelo futuro das instituições de ensino.
A greve no IFMS Câmpus Coxim é um exemplo do engajamento e da determinação dos profissionais da educação em todo o país em busca de condições dignas de trabalho e de uma educação pública e gratuita de qualidade para todos.
Confira a carta na íntegra abaixo: