Hora Certa

GAECO deflagra operação “Grilagem de Papel” contra fraudes em regularização fundiária em Coxim

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e da 1ª Promotoria de Justiça de Coxim, deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) a “Operação Grilagem de Papel”, cumprindo 15 mandados de busca e apreensão. Desses, 14 foram executados em Coxim e 1 em Várzea Grande (MT). Durante a operação, foram apreendidos R$ 15 mil em espécie, além de celulares e documentos relacionados à regularização fundiária e à transmissão de imóveis.

Além das apreensões, a operação resultou no afastamento de dois servidores públicos de suas funções, devido à suspeita de envolvimento em fraudes investigadas. A ação foi autorizada pela Vara Criminal da Comarca de Coxim, com base em decisão judicial, atendendo a requerimento do Ministério Público. A investigação apura crimes como corrupção passiva, falsidade ideológica, organização criminosa, entre outros delitos correlatos.

De acordo com as investigações, os servidores públicos teriam emitido certidões de regularização fundiária para terrenos abandonados, mas com registros de propriedade já definidos, sem seguir os trâmites legais necessários. Com essas certidões, os terrenos eram transferidos no Cartório de Registro de Imóveis, permitindo sua apropriação indevida.

A nomeação da operação, “Grilagem de Papel”, faz referência ao uso de documentos falsificados para a apropriação ilegal de propriedades alheias. O procedimento visa combater práticas criminosas que atentam contra a integridade e a transparência na gestão pública e imobiliária.

Fonte: Maikon Leal

Facebook Comments Box
Compartilhe
Notícias Relacionadas
    Sites Profissionais
    Informe seus dados de login para acessar sua conta