Dez municípios de MS registraram temperaturas acima de 40ºC
![](https://coximagora.com.br/wp-content/uploads/2024/09/1a8cbd33-9ec1-4600-8b65-2f3d6a0c224e-1.jpg)
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 10 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas igual ou acima de 40ºC nesta segunda-feira (24).
Aquidauana (42,2ºC), Nhumirim (42,1ºC), Água Clara (42,1ºC), Três Lagoas (42ºC), Coxim (41,3ºC), Paranaíba (41,2ºC), Cassilândia (41ºC), Corumbá (40ºC), Miranda (40ºC) e Sidrolândia (40ºC) foram as cidades que bateram recorde de calor na data de ontem.
Das 10 cidades mais quentes do País, 5 foram de Mato Grosso do Sul: Aquidauana ficou em 3º lugar, Nhumirim em 5º, Água Clara em 6º, Três Lagoas em 7º e Coxim em 10º.
Campo Grande (39,8ºC) registrou a maior temperatura do ano nesta terça-feira (24). Já Aquidauana (42,8ºC) registrou a maior temperatura do País nesta segunda-feira (23).
Veja os rankings nacional e estadual de recorde de calor:
RANKING ESTADUAL
Divulgação: Inmet
RANKING NACIONAL
Divulgação: Inmet
Recorde das maiores temperaturas de 2024 em MS:
![](https://cdn.correiodoestado.com.br/upload/dn_arquivo/2024/09/recordes-temperaturas-ms.jpeg)
ONDA DE CALOR
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmnet) divulgou alerta laranja de onda de calor para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
![](https://cdn.correiodoestado.com.br/upload/dn_arquivo/2024/09/alerta-laranja-inmet.png)
Isto significa que as temperaturas estarão 5ºC acima da média de segunda-feira (23) quinta-feira (26).
Onda de Calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma área, por vários dias consecutivos.
Bloqueio atmosférico e massa de ar quente/seca, que atuam no Estado, causam calorão, sol “de rachar”, vento quente, altas temperaturas, tempo seco, céu sem nuvens (mas, encoberto por fumaça), baixa umidade relativa do ar e ausência de chuvas.
O calor extremo pode causar malefícios ao
- Ser humano: desidratação, insolação, danos na pele, pressão baixa, falta de ar, rinite, sinusite, asma e bronquite
- Meio ambiente: queimadas e incêndios florestais
- Bolso do sul-mato-grossense: conta de energia mais cara no fim do mês
RECOMENDAÇÃO
De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo seco requer cuidados aos sul mato-grossenses. Confira as recomendações:
- Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia
- Evitar exposição ao sol das 9h às 17h
- Usar protetor solar
- Beber muita água
- Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão)
- Não fazer refeições pesadas
- proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção
- Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d’água e ar condicionado
Para reduzir os impactos da baixa umidade do ar na saúde, a biomédica Patrícia Pacheco afirma que se manter bem hidratado é fundamental. “Beber bastante água é essencial para manter o corpo e as membranas mucosas hidratados. Isso pode ajudar a evitar o ressecamento da pele, dos lábios e das vias respiratórias”, explica Patrícia, que também é coordenadora do curso de Biomedicina da Estácio Campo Grande.
Por último, a professora da Estácio destaca que consumir uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e alimentos nutritivos, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. “Além disso, a alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para manter uma pele saudável e vias respiratórias em boas condições”, finaliza.
Fonte: CE/ML